1.1 FILA AEROPORTO
# O formato de controle da fila no aeroporto será por prancheta. As unidades devem:
- Fazer a marcação com (P);
- Enviar foto sempre que forem encaixadas;
- Manter o aplicativo da MinasTáxi ligado durante todo o tempo.
# Aos finais de semana e feriados, a fila será no formato indiana, iniciando às 5h da manhã de sábado e encerrando às 5h da manhã do próximo dia útil.
2.1 REQUISITOS PARA ENCAIXAR NA PRANCHETA
A unidade deverá estar uniformizada, com o aplicativo da MinasTaxi ligado, veículo limpo e pronto para o atendimento.
2.2 REQUISITOS PARA ENCAIXAR NA PRANCHETA
Conforme o Artigo 2.1, a unidade que for fiscalizada e estiver encaixada sem uniforme, com o veículo sujo, com o PDA desligado ou sem os adesivos que caracterizam a viatura a serviço da MinasTáxi receberá punição de 48 horas.
3.1 LIMITE DE ( P )s
A unidade tem o direito de marcar o (P) até 3 vezes. Após a terceira marcação, deverá ser realizada uma nova remarcação.
4.1 PA DE MARCAÇÃO ( P )
A unidade só poderá marcar o (P) dentro do Pátio 1 (Bolsão). Caso a unidade saia do pátio enquanto estiver marcada com (P), deverá obrigatoriamente circular o (P).
5.1 REMARCAÇÃO DE UNIDADES
A unidade que atender corrida pela central ou balcão será remarcada, exceto nos seguintes casos:
- Corridas 5.1: o (P) da unidade será preservado.
- Corridas pelo balcão com desconto superior a 25% sobre o valor da tabela: não haverá remarcação.
- Corridas pelo aplicativo 99: não haverá remarcação.
6.1 ORDEM DE ATENDIMENTO BALCÃO E CENTRAL
As corridas de balcão 5.1 ou convênios devem ser direcionadas ao 2º carro encaixado na plataforma ou primeiro carro encaixado em casos onde a plataforma estiver negativa de carros.
- A primeira unidade encaixada na plataforma tem preferência no atendimento.
Para solicitações via Central, permanece o 5º carro responsável pelo atendimento, lembrando que o primeiro carro ( FILA ) do pátio, tem a preferência no atendimento.
6.2 ORDEM DE ATENDIMENTO PEDIDOS MULTIPLOS
Em caso de solicitação de duas ou mais unidades para atendimento a partir do 5º carro, as unidades que estiverem para encaixar serão responsáveis pelos atendimentos.
Exemplo:
Se a central solicitar duas unidades para atendimento no Hangar da GOL, deverão ser acionados:
- O 5º carro encaixado;
- O 1º carro marcado com (P), que deverá ser encaixado na sequência.
Importante:
A primeira unidade encaixada (FILA) sempre tem preferência no atendimento.
6.3 TEMPO DE RESPOSTA 10 SEGUNDOS
As unidades têm no máximo 10 segundos para informar quem é o 5º carro e requisitar o atendimento. Após esse prazo, qualquer unidade poderá solicitar a corrida.
7.1 X PARCIAL
A unidade que circular o (P) ou permanecer no pátio apta a encaixar, mas não o fizer com a intenção de escapar da chamada do 5º carro, será punida com um X parcial de 3 horas, ficando impedida de se encaixar na prancheta durante esse período.
8.1 CORRIDAS 5.1 APÓS AS 22:30hs (CENTRAL OU BALCÃO)
As corridas 5.1 só poderão ser liberadas para intercalação no dia seguinte se forem iniciadas após às 22h30m, mediante comprovação com voucher do balcão ou convênio.
- A unidade é obrigada a enviar a localização em tempo real por 60 minutos;
- Deve enviar uma foto legível do voucher, utilizando um aplicativo que registre foto, localização e horário (sugerimos o app Timestamp).
Caso a unidade retorne ao aeroporto, deverá obrigatoriamente dar continuidade à sua marcação, intercalando a corrida 5.1.
8.2 CORRIDAS 5.1 PARA UNIDADES ENCAIXADAS APÓS 23:45hs
REGULAMENTO REVOGADO EM 01/07/2025 PELA DIRETORIA PERMANCENDO VALIDO SOMENTE O ARTIGO 8.1
8.3 CORRIDAS 5.1 EM QUALQUER HORÁRIO ( PLATAFORMA )
A unidade que realizar corrida 5.1 pela plataforma deverá retornar ao aeroporto para liberar a corrida e continuar na fila. Em casos de voos encerrados, a unidade deverá retornar à sua marcação anterior.
8.4 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES RELATIVAS A 5.1
É expressamente proibido que as unidades encaixem na prancheta e marquem 5.1 para atender corridas LPM já programadas, corridas fora do PA aeroporto ou saiam vazias por interesse próprio marcando 5.1.
9.1 VALIDAÇÃO 5.1
As unidades que realizarem corridas 5.1 devem enviar localização em tempo real pelo WhatsApp durante 1 hora e manter o aplicativo da MinasTáxi ligado o tempo todo.
10.1 MALOTE
A unidade que fizer o malote e optar por não retornar ao aeroporto poderá intercalar sobra de plataforma até às 19h e malote até às 22h.
10.2 MALOTE ( CORRIDA EXTRA )
A unidade que optar por retornar ao aeroporto após o malote poderá encaixar na plataforma e realizar uma corrida extra até as 05h59min.
A partir das 06h00min, a unidade que não conseguir realizar essa corrida extra perderá o direito à sobra extra, podendo intercalar somente o malote até as 22h00min.
10.3 MALOTE ( ENTREGA MALOTE )
O malote deverá ser entregue na sede da cooperativa até às 14h. Caso não seja entregue dentro desse prazo, a unidade perderá o direito de intercalar sobra de plataforma ou malote.
11.1 ENCERRAMENTO DOS VOOS
Assim que o balcão informar que os voos foram encerrados, as unidades encaixadas no pátio ou na plataforma podem sair vazias e retornar à sua posição anterior.
12.1 PASSAR O VOUCHER PARA TRÁS
Somente a primeira unidade da plataforma poderá passar o voucher para trás. Nessa situação, a unidade perde o direito às demais corridas que possam surgir do balcão e malote.
13.1 CORRIDAS PROMO
Corridas promo: as unidades na plataforma podem chamar livremente o pátio para atendimento de corridas com valor promocional.
Para o atendimento dessas corridas, segue-se a ordem de (P) para definir quem realizará o atendimento, valendo também para carros utilitários.
13.2 ATENDIMENTO A CORRIDAS ESTANDO NO PROMO
As unidades do Promo (na plataforma) não podem atender corridas, vouchers, convênios ou corridas do balcão sem autorização da diretoria. (Convênio Mobicity está liberado, mas a unidade precisa solicitar remarcação na prancheta.)
14.1 X GERAL
A unidade punida pela diretoria terá sua marcação na prancheta excluída e deverá remarcar-se assim que for liberada do X.
15.1 RECUSA DE CORRIDAS
Após aceitar a corrida pelo app MinasTáxi, a central não aceitará o redespacho da corrida. A unidade que recusar o atendimento será relatada.
16.1 CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Evitem conversas desnecessárias nos canais de comunicação Zello, WhatsApp e outros.
17.1 TABELA
As unidades devem baixar a tabela de preços para garantir melhor utilização, conforto e credibilidade aos procedimentos da MinasTáxi.
18.1 PLANTÃO LS: MARCAÇÃO
Os plantões são vinculados aos horários das atendentes. As unidades têm 10 minutos para solicitar o plantão via app MinasTaxi. A central libera a marcação via QTC, e a sequência seguirá a ordem de marcação no PA LS.
18.2 PLANTÃO LS: REGRAS
A unidade que estiver de plantão não poderá recusar corridas enviadas pela central (exceto ofertas de corrida pelo app), remarcar sua posição, marcar-se como ocupado ou livre, finalizar a jornada, ou sair do PA para atendimento maçaneta ou particular.
- Em caso de infração, a unidade perderá o benefício gerado pelo plantão.
- Observação: o benefício não é acumulativo.
18.3 PLANTÃO LS: VALIDAÇÃO
No término do plantão, a central informará via QTC se a unidade está apta ou não a encaixar na prancheta.
18.4 PLANTÃO LS: PRAZOS
A unidade que fizer plantão diurno tem até 2 horas para subir e reivindicar sua posição na prancheta.
Para o plantão noturno, as unidades que encaixarem no término do plantão podem intercalar no dia seguinte até às 19h, caso optem por não subir para o aeroporto.
19.1 LPM MARCAÇÃO
As unidades podem solicitar LPM através do app MinasTáxi. A unidade que solicitar LPM, receber a corrida e não confirmar ou devolver a LPM será relatada pela central.
19.1 LPM CONFIRMAÇÃO
As unidades devem seguir para o atendimento de LPM respeitando a previsão de horário.
Devem informar via app MinasTáxi, utilizando a mensagem pronta no app, que estão a caminho do atendimento.
A unidade que não informar que está seguindo para o atendimento será relatada, e a central enviará outra unidade com prioridade para substituir a unidade anterior.
20.1 X MENSALIDADE
Em casos de X mensalidade, as unidades listadas perderão a marcação na prancheta e serão remarcadas somente após liberação pela diretoria.
21.1 RELATORIOS
Todas as unidades têm autonomia para procurar a diretoria, conselho ético ou fiscal para relatar unidades infratoras, preservando o respeito e o sigilo profissional.
Lembrando que todos os fatos relatados devem ser comprovados, sob pena de reversão do relatório.
22.1 CASOS OMISSOS
Os casos omissos a este regulamento serão apreciados pela diretoria, que poderá punir qualquer unidade com base no entendimento do conselho ético e da diretoria.